Dúvidas freqüentes - Marcadores

 
 

O marcador para quadro branco possui tinta refil? Posso adicionar álcool para aumentar a vida útil do marcador?

O marcador para quadro branco Faber-Castell não possui refil. A Faber-Castell não recomenda que adicione-se álcool ao marcador para aumentar a sua durabilidade, pois a composição do produto será alterada, prejudicando assim o seu desempenho.

 

O marcador para quadro branco pode manchar o quadro?

As manchas só ocorrerão se os quadros forem porosos (PVC) ou se estiverem danificados por produtos de limpeza abrasivos (limpadores multiuso). Caso o quadro seja de verniz melamínico, a limpeza pode ser feita com água e álcool.

 
 

 
 

Como proporcionar maior durabilidade ao marcador para quadro branco?

Para uma maior durabilidade do produto, deve-se tampar o marcador logo após o uso. Assim, a sua tinta não evaporará. Também é importante guardá-lo sempre na posição horizontal. Isso evita possíveis falhas na hora do uso e o acumulo de tinta na ponta do marcador.

 

Como limpar o apagador para quadro branco?

Para retirar os resíduos que ficam no apagador, deve-se limpá-lo com uma escova de dente macia e seca. Pode-se também usar para a limpeza do apagador uma régua, ou mesmo o próprio apoio do quadro branco. Não limpe o apagador com água ou álcool, isso poderá danificar o produto.

 
 

 
 

Como remover as manchas do marcador permanente de:

Metais: Uma sugestão para remover as manchas dos metais é a utilização de álcool sobre a superfície manchada; 

Móveis encerados: Pode-se remover o excesso de tinta com álcool. Para as manchas mais profundas recomenda-se o seguinte procedimento: remova a cera do móvel, remova as manchas de tinta com removedor, querosene ou agarráz e, por último, encere o móvel novamente. De preferência, a operação deve ser feita por um profissional;

Paredes: É recomendável utilizar-se álcool líquido. As paredes pintadas com tinta acrílica possuem uma absorção maior e, por isso, é possível que as manchas não saiam totalmente; 

Peças de mármore: Para retirar as manchas recomenda-se o seguinte procedimento: remova o excesso de tinta com álcool, utilize água sanitária sobre a superfície manchada, e depois deixe a peça exposta ao sol por alguns minutos. As manchas podem não ser removidas completamente devido à porosidade do mármore.

 

Quantas gotas são necessárias para recarregar um marcador permanente?Para recarregar o marcador permanente são necessárias 50 gotas aproximadamente. Um sinal de que o marcador permanente está carregado é quando o seu pavio está umedecido.

 

O marcador permanente pode ser utilizado em qualquer superfície, inclusive isopor?

Sim, desde que não haja contato com a umidade. 

 
 

 
 

Como retirar manchas de destaca texto de tecidos? 

O destaca texto da Faber-Castell foi desenvolvido para uso em papéis. Não recomendamos o seu uso em qualquer outro tipo de superfície que possa ser manchada ou danificada tanto pelos componentes do produto como por qualquer método de remoção do mesmo.

 

O corante que compõe o destaca texto não é lavável, porém em caso de acidente e contato da tinta em tecidos, sugerimos utilizar um produto pré-lavagem e em seguida lavar a peça em água quente com sabão de sua preferência. Em alguns casos o processo poderá descorar o tecido.  A Faber-Castell não se responsabiliza e não garante que a mancha poderá ser removida.

 
© 1761-2017 Faber-Castell | Última Atualização: 19.10.2012