Compromisso Social

O compromisso social faz parte de nossas iniciativas voltadas para a responsabilidade empresarial por muitas gerações. Lothar von Faber (4ª geração) era comprometido com a missão de garantir que as necessidades sociais de seus trabalhadores fossem atendidas. Em meados do século 19, foi criado um dos primeiros fundos de seguro de saúde empresarial na Alemanha e foram construídas creches e apartamentos de propriedade da empresa para os funcionários. Na primavera do ano 2000, a Faber-Castell e o sindicato IG-Metall assinaram a Carta Social da Faber-Castell. Esse acordo válido internacionalmente é único em termos de escopo.




Carta Social

Com a Carta Social, há mais de 15 anos nos comprometemos a gerar mais oportunidades e melhorar as condições recomendadas pela Organização Internacional do Trabalho (ILO). A Carta Social inclui a proibição do trabalho infantil, o comprometimento para garantir a igualdade de oportunidades e igualdade de tratamento, independente da raça, religião, sexo e nacionalidade, bem como a obrigação de proporcionar condições de trabalho seguras e higiênicas. Um comitê independente monitora a implementação do acordo em intervalos regulares. De forma resumida, a Carta Social inclui: • O trabalho é voluntário • Não deve haver discriminação no trabalho • O trabalho infantil é proibido • Respeito ao direito de liberdade de associação e negociação coletiva • Salários decentes • Jornada de trabalho não excessiva • Segurança no trabalho e condições de trabalho decentes • As condições de trabalho devem ser definidas claramente • Envolvimento dos fornecedores O cumprimento da Carta Social é monitorado em três etapas. Auditorias internas e externas estão incluídas no processo: • A primeira etapa envolve uma auto-avaliação de todas as instalações com base nas listas de verificação sociais, nas quais, a condição atual é registrada e, então, avaliada de forma centralizada. • A segunda etapa inclui auditorias regulares realizadas por auditores internos nas instalações relevantes. • As auditorias de verificação também são realizadas a cada dois anos por um comitê externo de monitoramento. Os participantes consistem de um comitê independente, que inclui representantes de alto nível da IG-Metall e do sindicato internacional BWI, bem como os representantes da gerência da Faber-Castell da Alemanha, representantes das instalações, conselhos trabalhistas e sindicatos locais. Mais de 15 anos de cooperação bem sucedida se passaram desde então: As auditorias regulares realizadas nas diversas unidades da empresa de forma conjunta por membros de sindicatos e representantes da empresa monitoram a conformidade com as diretrizes nas instalações. Já faz um bom tempo que a empresa vem trabalhando para ampliar a Carta Social para incluir o maior número possível de fornecedores. "É claro que ainda enfrentamos desafios", afirma o chefe do controle de qualidade da Alemanha Gisbert Braun. "A mentalidade voltada para as castas na Índia dificulta o processo de garantir a igualdade entre os funcionários. Na China, órgãos representativos de funcionários, como são conhecidos, ainda não são comuns." Um alto nível de sensibilidade, perseverança e paciência é necessário para identificar e corrigir injustiças. Eventualmente, enfrentamos contratempos - como no dia 5 de novembro de 2010, quando um incêndio devastador destruiu a instalação em Goa, Índia, e os trabalhadores repentinamente ficaram desempregados. Bert Römer da IG Metall: "Em alguns países em desenvolvimento e emergentes, a abordagem mais comum após um acidente como esse, seria simplesmente abandonar a unidade em Goa e as pessoas que trabalham lá. Mas a Faber-Castell optou por uma abordagem diferente. Os trabalhadores continuaram a receber seus salários, embora não fosse possível produzir nenhum lápis ou borracha. Isso vai muito além das obrigações que empresas se comprometem a desempenhar em um acordo internacional. O conde Anton-Wolfgang von Faber-Castell acrescentou: "Para mim, a responsabilidade social não é apenas uma questão de rumo como ser humano, mas também uma questão de integridade como empresário. Ela está enraizada como valor fundamental da marca e o mesmo permanecerá no coração da filosofia de nossa empresa no futuro."


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