Uso sustentável de recursos

A madeira é matéria-prima fundamental para a produção de lápis grafite e de lápis de cor. O uso sustentável de recursos não protege apenas o meio ambiente, mas também ajuda a empresa a permanecer rentável a longo prazo, zelando pela proteção de nossas matérias-primas e mantendo os preços estáveis.

Em 1992, nos tornamos o primeiro fabricante na indústria de instrumentos de escrita a lançar a tecnologia de verniz à base de água que não agride o meio ambiente na Alemanha. Além das fontes de energia convencionais, a empresa está usando, cada vez mais, tecnologias renováveis (ex: energia hidrelétrica) para a geração de energia. Os galhos e folhas originados dos desbastes do pinus na área de plantio são deixados no local para proteger e para gerar nutrientes ao solo das florestas Faber-Castell.

A madeira residual gerada durante a produção é comprimida em briquetes e também é utilizada na empresa para a geração de energia na forma de vapor, bem como é destinada para a decomposição para a utilização do composto orgânico para fertilização das mudas e do solo das florestas da empresa. Os resíduos da madeira e as cinzas provenientes das caldeiras não utilizados pela empresa são vendidos para granjas e outras indústrias.


Madeira Certificada

Desde 2010, mais de 95% da madeira utilizada por todo o grupo Faber-Castell é certificada de acordo com as especificações rigorosas do FSC® - no Brasil, esse índice é de 100%. A madeira utilizada dos outros 5% também provém da gestão sustentável das florestas, sendo certificada de acordo com a norma PEFC em vigor. Isso garante fornecimento de madeira que não agride o meio ambiente, economicamente viável e responsável do ponto de vista social.

Em 1999, o Forest Stewardship Council® concedeu a certificação ecológica FSC®-FM (Manejo de maneira ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável). Os critérios da certificação incluem:

Todos os EcoLápis produzidos pela Faber-Castell Brasil também receberam o certificado FSC®-CoC (Cadeia de Custódia). Essa certificação garante que a cadeia produtiva possa ser rastreada, da matéria-prima ao produto acabado.

Veja Também:

Carbono Neutro

Com as florestas da empresa no Brasil, somos uma das poucas empresas no setor que contribuem efetivamente para a proteção do clima com nossas próprias florestas

Saiba Mais

Projetos florestais sustentáveis na América Latina

Possuímos nossos próprios programas de produção de madeira para a produção dos nossos EcoLápis no Brasil e Colômbia para garantir o abastecimento sustentável desse recurso fundamental.

Saiba Mais

Compromisso Social

Nos comprometemos a gerar mais oportunidades de trabalho e melhorar as condições de trabalho recomendadas pela Organização Internacional do Trabalho (ILO).

Saiba Mais

Faber-Castell no Instagram

@faber_castell_br